A Arte de Bertel Thorvaldsen - Neoclassicismo - Islândia/Dinamarca

Clique na imagem para ampliar




(Albert) Bertel Thorvaldsen, algumas vezes erroneamente escrito Thorwaldsen (Copenhague, 19 de novembro de 1770 - Copenhague, 24 de março de 1844) foi um escultor dinamarquês.


Thorvaldsen nasceu em Copenhague em 1770 (de acordo com alguns relatos em 1768), filho de um islandês que se instalou na Dinamarca e lá dirigiu um comércio de esculturas em madeira. Esta informação é contestada por alguns islandeses, que afirmam ter Thorvaldsen nascido na Islândia.

Ele estudou na Academia Real Dinamarquesa de Arte em Copenhage (Det Kongelige Danske Kunstakademi), ganhou todos os prêmios inclusive a cobiçada Medalha de Ouro. Como conseqüência, foi lhe dado uma bolsa de estudos, para que pudesse completar seus estudos em Roma, aonde ele chegou no dia 8 de março de 1797.

...

Thorvaldsen foi um excelente representante da escultura do período neoclássico. Ele foi freqüentemente comparado a Antonio Canova, mas na realidade ele encarnou o estilo de arte grega clássica mais do que o artista italiano. As poses e expressões de suas figuras são muito mais rígidas e formais que as de Canova.








Comentários