FAC - Ambientes públicos de saúde do DF receberão apresentações


Pedro Ventura/Agência Brasília

"Circuito de Ocupação Cultural para Saúde" humaniza atendimento

Equipamentos públicos de saúde no Distrito Federal, como hospitais e centros de atendimento, receberão, a partir da próxima segunda-feira (3), apresentações e atividades artísticas e culturais, com o objetivo de humanizar os ambientes. A iniciativa é denominada "Circuito de Ocupação Cultural para Saúde".
A parceria entre as Secretarias de Saúde e Cultura e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que trata do plano de trabalho da medida, foi assinada nesta quarta-feira (29), em solenidade no Palácio do Buriti.

"Esse projeto é a materialização de um instrumento de articulação entre as secretarias de Cultura e Saúde. Nós estamos levando em conta o bem estar do cidadão e do servidor público, que são tão importantes para mudarmos a realidade do DF", afirmou o secretário de Cultura, Hamilton Pereira.

A etapa inicial do projeto, coordenado pela Casa Civil do DF, pelas secretarias de Saúde e de Cultura, e pela Fiocruz, terá duração de três meses e será realizada no Hospital Regional de Ceilândia (HRC), no Centro de Atenção Psicossocial de Taguatinga (Caps II), no Centro de Saúde nº 1 de Planaltina e na Fiocruz Brasília. Ao final da primeira edição, outras unidades serão contempladas.

O primeiro mês do Circuito tem como foco os servidores e profissionais da Saúde. Nos outros meses, as atividades serão voltadas aos pacientes e o público em geral.

"O Circuito atende não só aos pacientes, mas também aos servidores. O grande desafio da nossa gestão é a humanização dos ambientes de trabalho dos nossos equipamentos de saúde. O governador Agnelo Queiroz tem insistido muito nisso", disse o secretário de Saúde, Rafael Barbosa.

Em fevereiro, as atividades preveem uma apresentação musical no refeitório do Hospital de Ceilândia, uma oficina de teatro no Caps II e na Fiocruz Brasília, e leitura de cordel no Centro de Saúde nº 1 de Planaltina.

A programação do Circuito será divulgada na segunda quinzena do mês anterior à Ocupação, com os locais de realização. Outras cidades do Distrito Federal receberão o projeto, após o final da primeira etapa.

Fundo de Apoio à Cultura

As apresentações artísticas selecionadas para o "Circuito de Ocupação Cultural para Saúde" integram as contrapartidas previstas no Fundo de Apoio à Cultura (FAC).

Todo artista com projetos aprovados e realizados pelo FAC precisa dar uma contrapartida em apresentações culturais e oficinas para a Secretaria de Cultura, correspondente a 10% do valor total do projeto.

Comentários

Postagens mais visitadas