A Arte de Adélaïde Labille-Guiard - Rococó/Neoclássico - 1749 - 1803


Adélaïde Labille-Guiard, chamada também de Adélaïde Labille des Vertus (Paris, 11 de abril de 1749 - Paris,24 de abril de 1803), foi uma pintora francesa dedicada a temas históricos e a retratos.

Adélaïde Labille era a mais jovem de oito crianças de um casal de burgueses parisienses. Seu pai, Claude-Edmé Labille, era dono de uma mercearia na freguesia de Saint-Eustache, em Paris.

Sua irmã mais velha, Félicité, cuja data de nascimento é desconhecida, casou-se em 1764 com o miniaturistaJean Antoine Gros, na freguesia de Saint-Eustache. Este artista, nascido em 1732 em Toulouse, também era um colecionador experiente de pinturas. Mas Félicité morreu após quatro anos de casamento. Não está claro se Adélaïde manteve contato com Gros, sua segunda esposa, Pierrette Madeleine Cécile Durant e seu filho, o pintor francês Antoine Jean Gros.

Adélaïde Labille casou-se aos vinte anos com Nicolas Guiard, em 28 de agosto de 1769, se separando dele em27 de julho de 1777. O casamento com Guiard estimulou sua carreira de pintora, pois o contrato de casamento de 1769 previa Adélaide como pintora da Académie de Saint-Luc. Em seguida, ela se casou em 8 de junho de 1799com o pintor François-André Vincent, vencedor do Prix de Rome e membro da Academia de Belas Artes.










Comentários