A Arte de Nicolas Poussin - Classicismo - França - 1594 - 1665

Venus, a Faun and Putti - Nicolas Poussin - 1630s - The Hermitage Museum, St-Petersburg.


Nicolas Poussin (Les Andelys, Normandia, França, 15 de Junho de 1594 - Roma, 19 de Novembro de 1665) foi um pintor francês, mas por seu espírito e sensibilidade, romano por adoção. É um dos maiores representantes do classicismo do século XVII. Trabalhou quase que exclusivamente em Roma.

Um dos trabalhos mais famosos de Poussin é Os Pastores de Arcádia, uma pintura que retrata um túmulo com uma lápide enorme, onde se lê Et in Arcadia ego. O túmulo da pintura, anos após a morte de Poussin, foi encontrado nas redondezas de Rennes-le-Château, um vilarejo no sudeste da França, que fora habitado pelos visigodos e merovíngios.
Poussin e Cézanne[editar | editar código-fonte]

A admiração de Cézanne pela arte de Poussin é bem conhecida. Lembrando suas palavras a Gasquet - "Imagine Poussin completamente refeito: é isso o que quero dizer com 'clássico'" - Zvi Lachman chama a atenção para a profunda dívida de Cézanne para com Poussin, particularmente na utilização do espaço pictórico por este último, em O rapto das sabinas 1
Helios and Phaeton with Saturn and the Four Seasons (c. 1635)

A Dance to the Music of Time - Nicolas Poussin - 1640 - The Wallace Collection.

Poussin's Death of Germanicus, 1628

Acis and Galatea - Nicolas Poussin - 1629 - National Gallery of Ireland, Dublin.

Cephalus and Aurora - Nicolas Poussin - 1627 - National Gallery, London.

Diana and Endymion - Nicolas Poussin - 1630s - The Detroit Institute of Arts.

The Adoration of the Golden Calf - Nicolas Poussin - 1633-34 -National Gallery, London.

The Crossing of the Red Sea - Nicolas Poussin - 1633-34 -National Gallery of Victoria.

Venus and Adonis - Nicolas Poussin - 1624 - Kimbell Art Museum, Fort Worth, Texas.

The Four Seasons: Summer, or Ruth and Boaz, 1660–1664, oil on canvas, 118 x 160 cm, Louvre Museum

Et in Arcadia ego (Les Bergers d’Arcadie), late 1630s, oil on canvas, 85 x 121 cm, Louvre

Self portrait by Nicolas Poussin, 1650

The Continence of Scipio, 1640, oil on canvas, 116 x 150 cm, Pushkin Museum of Fine Arts

Poussin's Tancred and Erminia (early 1630s, oil on canvas, 98.5 x 146.5 cm,Hermitage Museum) shows an evolution from Poussin's early emulation ofCaravaggio to a return to classicism.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Poussin
http://en.wikipedia.org/wiki/Nicolas_Poussin


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