GDF vai arcar com despesas de conservação e manutenção de espaços culturais

Não entendi: espaços culturais do Distrito Federal não são mantidos pelo GDF? Ou estes espaços não são do DF? Obs.: esta pergunta é sincera. Eu não sei se são do GDF.

E para o Centro Cultural Inacabado e sem conservação da Ceilândia? Algum dia vai ser finalizado? Tem alguma notícia?

==*==


Por meio de convênios, sete espaços serão beneficiados

O Governo do Distrito Federal poderá arcar com 90% das despesas de manutenção e conservação de sete espaços culturais importantes para a cidade que, atualmente, têm passado por dificuldades para se manter.

A autorização foi dada pela Lei 5.290 de 2014, conhecida por Lei da Memória e Invenção e aprovada pela Câmara Legislativa no ano passado.

Serão beneficiados o Instituto Histórico e Geográfico do Distrito Federal, o Espaço Lúcio Costa, o Espaço Oscar Niemeyer, o Espaço Israel Pinheiro, o Memorial da Liberdade Presidente João Goulart, o espaço Museu dos Ex-Combatentes do Brasil e o espaço Museu Casa da Fazenda do Gama.
"Com a Lei da Memória e da Invenção o governo Agnelo Queiroz materializa o compromisso de oferecer a contribuição do poder público à manutenção dos espaços que cultivam a memória da cidade e do país, e o estímulo às atividades culturais indispensáveis à consolidação de Brasília como um espaço que deve refletir as culturas brasileiras", afirma o secretário de Cultura, Hamilton Pereira.

De acordo com ele, a nova lei permitirá que esses espaços se mantenham abertos e em condições adequedas para atender a comunidade.

Poderão ser pagas pelo governo despesas de manutenção e conservação relativas a pessoal e seus encargos, além de auxílios financeiros para investimentos relativos a reformas e ampliação das instalações destinadas a museus e educação.

Ainda não há estimativa do valor que será investido anualmente pelo governo. Cada espaço fará um projeto para que sejam firmados os convênios e os recursos possam ser repassados.

Comentários