IV Festival de Ópera é opção de lazer durante a Copa



Os concertos começam dia 25, no Teatro Pedro Calmon (SMU)

A Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro (OSTNCS) fará um novo passeio pelo mundo da ópera, nesses meses de junho, julho e no início de agosto. O palco do IV Festival de Ópera de Brasília será o auditório do Teatro Pedro Calmon, no Setor Militar Urbano (SMU), já que o Teatro Nacional passa por reformas, durante todo este ano.
Segundo o maestro Claudio Cohen, regente titular da OSTNCS, serão apresentadas diferentes óperas, em três séries: Tosca (composta por Giacomo Puccini, em três atos), será a primeira, entre os dias 25 e 29 deste mês; em agosto, será A Cartomante (do maestro Jorge Antunes, professor da UnB); e duas montagens, em julho, serão de uma coletânea, Gala de Ópera, com várias árias (de compositores diferentes).

Cohen ressalta que a Gala de Ópera será recheada de peças famosas e conta que todas as apresentações do Festival serão feitas em concerto. "Como estamos fora do Teatro Nacional, faremos todo o festival no Teatro Pedro Calmon em formato de concerto. Não vai ser aquela ópera tradicional, com figurinos e tudo mais, mas no formato de concerto elas funcionam bem também", explica o maestro.

A orquestra vai trabalhar este ano com o suporte dado pelo pessoal do Teatro Pedro Calmon. "É um teatro muito bom, com boa acústica, e espero que o público venha mesmo para os nossos concertos", arremata Cohen.

Para ele, a OSTNCS tem um público sempre interessado e fiel, que está crescendo. "Estamos investindo cada vez mais nisso, o governo (do DF) tem apoiado bastante, e a gente tem a certeza de que o público da música clássica é muito grande", diz o regente, que acredita que a orquestra atrairá também os turistas nacionais e estrangeiros que vêm a Brasília durante a Copa do Mundo.

"Acho que temos esse público cativo, fiel, e ainda mais os que vêm de fora, mas que já nos ouviram ou que querem ter outro atrativo diferente do futebol. E teremos dias sem jogos, não é?", aposta Cohen.

IV Festival de Ópera de Brasília

Local: Teatro Pedro Calmon (SMU)

Datas e Horários:

* Ópera Tosca, de Giacomo Puccini, com regência do maestro Claudio Cohen

DIAS: 25/06 (quarta), 27/06 (sexta-feira) e 28/06 (sábado), às 20 h; 29/06 (domingo), às 18 h

* Gala de Ópera (várias Árias, de compositores famosos)

18 e 19 de Julho (sexta e sábado), às 20 h

* Ópera A Cartomante, de Jorge Antunes

31/07 (quinta-feira), 1º/08 (sexta-feira) e 02/08 (sábado), às 20 h

A ENTRADA FRANCA PARA TODAS AS APRESENTAÇÕES

Comentários