Muda Mais: Copa do Mundo: quem faz o quê?


A Copa é um evento esportivo da Fédération Internationale de Football Association (Fifa), associação regida pela legislação suíça. Este ano, o evento acontece no Brasil. Na abertura da Copa, nesta quinta-feira (12), teve muita confusão sobre quem foi responsável por qual parte do evento e comentários de que fulano ou beltrano deveriam melhorar aspectos que não são de sua responsabilidade. Então, o Muda Mais resolveu fazer um guia rápido de responsabilidades da Copa. De quem é a culpa...

Pela escolha do país sede da Copa? A Fifa(link is external). Isso porque o evento é da Fifa. Então, ela escolhe onde vai acontecer.

Pela escolha das cidades que recebem os jogos da Copa? A Fifa, baseada em visitas feitas por técnicos da entidade e nos projetos entregues pelas cidades.
Da organização das festas de abertura e encerramento da Copa? Uma agência contratada pelo Comitê Organizador Local da Fifa. O comitê é uma entidade privada ligada à Fifa e 100% gerida com recursos próprios da Fifa. No caso da Copa do Brasil, a empresa organizadora contratada é a Team Spirit(link is external), cujo presidente é Alan Cimerman.

Pela escolha do diretor artístico das cerimônias de abertura e encerramento da Copa do Mundo? A empresa contratada para organizar as festas. Em 2014, como já falamos, foi a Team Spirit, que contratou Franco Dragone, que foi diretor artístico do Cirque du Soleil por cinco anos.

Pelo tipo de evento? É definido pelo diretor contratado para isso – no caso do Brasil: Franco Dragone – e por quem faz a coreografia. A coreógrafa da abertura da Copa no Brasil foi a belga Daphné Cornez. Eles devem considerar as condições do local onde é feito o evento. A abertura é feita no estádio onde menos de uma hora depois vai acontecer o jogo de abertura do evento. Assim, a coreografia que vimos na tarde de hoje foi realizada sobre uma lona especial que permite a respiração do gramado. Como a lona é a única proteção, não é possível passar uma escola de samba por cima dela para fazer a mega apresentação que alguns brasileiros esperavam.

Pela escolha do técnico? A Confederação responsável pelo esporte em cada país. No caso do Brasil, a Confederação Brasileira de Futebol(link is external) (CBF).

Pela definição da seleção? O técnico. A história conta que na época da ditadura militar no Brasil houve interferência do presidente Emílio Garrastazu Médici(link is external), mas hoje vivemos em uma democracia e essas atitudes não são mais possíveis de se imaginar.

Pelo que você vê na TV? O trabalho de captura das imagens e retransmissão para as emissoras fica a cargo da empresa franco-suíça HBS, contratada pela FIFA para filmar e distribuir as imagens dos 64 jogos da Copa. A base da imagem é igual em todo o mundo. As emissoras locais podem comprar pontos exclusivos em cada estádio. Obviamente, quando a imagem é exclusiva, o apresentador da respectiva emissora faz questão de avisar aos telespectadores que aquela imagem você tem só com ele! É aí que você ouve na transmissão: "na câmera exclusiva da emissora X, que você vê agora”. Ou, no mínimo, eles colocam o selo de câmera exclusiva na tela. Quando não acontece isso, é imagem da HBS.

Então, quando for reclamar de qualquer aspecto da Copa, confira antes a quem vai direcionar sua reclamação. A gente acha que é legal ser questionador e crítico, mas tem que direcionar para quem tem a responsabilidade.

No Forte Cultural:

Comentários