Museu entra no clima da Copa com a mostra "Entrecopas"


Roberto Burle Marx - Projeto Abstrato 1986 - Acervo MuN

Exposição apresenta 375 obras brasileiras do período 1950 a 2014

Como parte da programação da Copa do Mundo 2014, a Secretaria de Estado de Cultura do Distrito Federal e a Divisão do Sistema de Museus receberão, de 11 de junho a 27 de julho, a exposição “Entrecopas”. A mostra - que tem curadoria de Wagner Barja e estará em cartaz no Museu Nacional do Conjunto Cultural da República (MuN) – apresenta um histórico da arte brasileira entre 1950 e 2014, datas em que o Brasil foi sede do Mundial. A entrada é franca.
“A proposta da mostra é valorizar e difundir nosso patrimônio visual ao reunir acervos locais de arte brasileira. Além dos acervos do MuN e do MAB, reuniremos obras de outras instituições e de coleções privadas da cidade para contextualizar a produção nacional de artes visuais daquele período, que foi bastante representativa”, afirma Barja.

Abraham Palatnik, Alfredo Volpi, Roberto Burle Marx e Vik Muniz são alguns dos artistas cujas obras vão compor a mostra. A expectativa de público, segundo dados da Secretaria de Turismo do GDF, é de 80 mil visitantes. 

Em formato reduzido, “Entrecopas” também será exibida no gabinete do Presidente da Câmara dos Deputados, a partir de 14 de junho. A iniciativa, é uma contrapartida à impressão de um catálogo de 100 páginas do evento, além da restauração de uma obra do artista Ancângelo Ianelli, do acervo do Museu de Arte de Brasília (MAB), para ser exposta naquele local em data futura.

Além do MAB e do MuN, as obras integram os acervos da Casa da Cultura da América Latina, da Biblioteca Central da Universidade de Brasília (UnB), da Fundação Athos Bulcão e de colecionadores.

Sobre o MuN

O Museu Nacional é integrante do Conjunto Cultural da República da Secretaria de Estado de Cultura do Distrito Federal. É um espaço que insere Brasília no circuito internacional das artes e mostra o que há de melhor na arte brasileira. O espaço é utilizado para exposições itinerantes de artistas renomados e temas importantes para a sociedade, palestras, mostra de filmes, seminários e eventos importantes. Dessa forma, contribui para a educação democrática por meio da cultura e ativa o turismo.

Na sua edição Primavera/Verão 2014, a publicação em língua inglesa The Art Newspaper lançou, como faz anualmente, reportagem especial na qual apresentou e analisou números de visitação a museus e exposições em todo o mundo em 2013. Com sete exibições - como as mostras Acervos em Movimento I e SEUmuSEU II, que envolvem coleções do próprio MuN e do Museu de Arte de Brasília em diálogo com artistas locais - ambas com a curadoria de Wagner Barja - o Museu Nacional entrou no ranking da lista mundial, que mapeou 650 exposições no mundo.

Serviço

Entrecopas

Abertura: 11 de junho, às 19h

Visitação: de 11 de junho a 27 de julho, de terça a domingo, das 9h às 18h30

Local: Museu Nacional do Conjunto Cultural da República

Endereço: Setor Cultural Sul Lote 2

Telefone: (61) 3325-5220/ 3325-6410

Entrada franca

Comentários