Países da Copa: Gana




Gana (oficialmente República do Gana; em inglês: Republic of Ghana) é um país da África ocidental, limitado a norte peloBurkina Faso, a leste pelo Togo, a sul pelo Golfo da Guiné e a oeste pela Costa do Marfim. A capital e maior cidade de Gana é Acra. A palavra Gana significa "Warrior King" e é derivado do antigo Império Gana5 .

Brasão de armas
Gana foi habitada em tempos pré-coloniais por um número de antigos reinos predominantes chamados de Akan, incluindo os povos do reino anterior chamados de Império Ashanti, o Akwamu, o Akyem, o Bonoman, o Denkyira, e o Fanti, entre outros. Os não Akan formaram um povo chamado de Ga, assim como os Bonoman. Antes do contato com os europeus o comércio entre os Akan e vários estados africanos floresceu devido à riqueza do ouro Akan. O comércio com os países europeus começaram após o contato com o Império Português nos século XV e XVII, e os ingleses estabeleceram a Costa do Ouro como colônia em 1874 sobre as peças, mas não todo o país6 .

A Costa do Ouro alcançou a independência do Reino Unido em 19577 , e se tornou a primeira nação Africana a fazê-lo do colonialismo europeu8 9 . O nome Gana foi escolhido para a nova nação para refletir no antigo Império de Gana, uma vez que estendeu por grande parte da África ocidental.

Gana é um membro da Zona de Paz e Cooperação do Atlântico Sul, a Organização das Nações Unidas, a Comunidade das Nações, a União Africana, a Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental e um membro associado daFrancofonia. Gana é um dos maiores produtores de grão de cacau do mundo10 e é também a casa do Lago Volta, o maior lago artificial do mundo em superfície11 .


Cultura
Ver artigo principal: Cultura do Gana

Talvez a mais visível (e vendável) contribuição cultural de Gana seja o tecido conhecido como kente, que é amplamente reconhecido por suas cores e simbolismo. O kente é feito por habilidosos tecelões ganenses, e os principais centros de tecelagem situam-se em volta da cidade de Kumasi (Bonwire é conhecida como a terra do kente, apesar de algumas áreas da região do rio Volta também reclamarem o título).

Um homem produz o kente, utilizando uma
ferramenta tradicional na vila
de 
Bonwire, na região deAshanti.
Ali se encontram vários tecelões produzindo longas peças de kente. Estas peças podem ser costuradas juntas para formarem os grandesturbantes que são usados por alguns ganenses (especialmente chefes) e são comprados por turistas em Acra e Kumasi.

Após a independência, a música de Gana floresceu, particularmente um estilo dançante chamado high life, que é muito tocado nos bares e clubes do país. Muitos ganenses são adeptos da percussão, e não é incomum escutarem-se tambores sendo tocados em eventos sociais.



Moça da etnia Fanti. Gana
Centro de Artes e Cultura Nacional de Gana (Accra)

Lago Volta (Akosombo)

Os Tres Fortes de Accra James Fort, Ussher Fort e Christianborg Castle (Accra)
Ceja mais Kente

O Kente representa para o Ghana o mesmo que a Capulana representa para Moçambique. É um um tecido produzido através de outros tecidos de seda ou algodão desfeitos, é actualmente produzido pelas etnias Ashanti e Ewê do Sul Ghana.
O Kente é originário do reino Ashanti, e foi adoptado por povos da Costa do Marfim e de muitos outros países do Oeste Africano. Já foi um “pano” sagrado usado apenas em momentos de extrema importância e exclusivo para os reis. Ao longo do tempo, o uso de Kente tornou-se mais popular. No entanto, a sua importância tem-se mantido e ainda é muito estimado pelos Akans .
Fonte: http://www.mozmaniacos.com/fotos/kente-tecido-magico-do-ghana#ixzz33sRjQXWa







Comentários

Postagens mais visitadas