Juca Ferreira coordenará propostas para a Cultura na campanha de Dilma


 Foto: Elza Fiúza/ABr
O ex-ministro da Cultura, Juca Ferreira, participará da coordenação da construção das propostas para a Cultura que constarão no Programa de Governo da presidenta Dilma para o segundo mandato. Com passagem de sucesso no Ministério da Cultura, onde implementou políticas públicas relevantes para o setor, Juca Ferreira foi convidado pessoalmente pela presidenta Dilma a participar da produção do documento.

Segundo o ex-ministro, a maior experiência que o Brasil já teve na construção de políticas públicas para a Cultura teve início no governo Lula. “Vamos garantir que o governo da presidenta Dilma continue os avanços conquistados. Precisamos manter e ampliar as políticas públicas que garantem direitos de acesso pleno à Cultura, criar condições para o desenvolvimento da estrutura simbólica da Cultura e para o desenvolvimento econômico das atividades culturais”, listou.
Construção coletiva

Juca Ferreira avalia que a principal maneira de construir políticas públicas é de forma coletiva. “Vamos abrir imediatamente uma discussão coletiva. Vamos definir as propostas e construir os mecanismos da forma mais colaborativa e mais ampla possível. Foi assim que trabalhamos no Ministério da Cultura, e é assim que trabalharemos sempre”.

O ex-ministro lembrou que a construção do Plano Nacional de Cultura, instituído em 2010, resultou da participação de 200 mil pessoas, que se reuniram em 80% dos municípios brasileiros. “Foi uma construção conjunta, onde desenvolvemos políticas públicas relevantes, como a modernização do Direito Autoral, o avanço na política de patrocínios, o Vale Cultura e o Programa Cultura Viva, por exemplo”, listou Juca.

Quadro eleitoral

Sobre a disputa eleitoral, Juca Ferreira comentou que o Brasil está vivendo um momento novo, com uma disputa de projetos. “O Governo Dilma tem a força da construção das políticas de redução da desigualdade, da construção de Direitos, da absoluta liberdade de expressão. A outra candidatura significa o retorno das teses neoliberais, com redução do Estado. Nesta eleição a decisão do povo é entre seguir avançando ou voltar atrás”.

Fonte: Portal da Dilma

Juca Ferreira na Wikipédia

Comentários

Postagens mais visitadas